Yoga
A nível físico, o Yoga proporciona um corpo saudável e bonito, dando sensação de bem-estar e alegria de viver. Além disso, podemos salientar outros benefícios físicos; Diminuição de dores, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo, aumento da imunidade, normalização de peso, melhoria de quadros de insónia e depressão, aumento da força e vigor, melhoria da postura, diminuindo dores nas costas, normalização das funções glandulares, aumento da flexibilidade das articulações, dos músculos e tendões, melhoria nas funções digestiva e gastro-intestinal, aumento da eficiência respiratória, aumento da eficiência cardio-vascular, normalização da pressão sanguínea, aumento das ondas Alfa no EEG, equilíbrio da estabilidade das funções do sistema nervoso autónomo, alívio da fibromialgia, desaceleração da pulsação cardíaca, minimização da respiração por minuto, aumentando a vitalidade e longevidade, intensificação da desintoxicação orgânica.
Ao nível mental, ao oxigenar fortemente o cérebro, o Yoga estimula a concentração, o discernimento e a serenidade ao reduzir e anular o “stress” do dia a dia. Aumenta também a eficácia da mente ao proporcionar capacidade para tomadas de decisão rápidas e inspiradas. Outros benefícios a nível mental serão o aumento da memória, concentração e nível de consciência voluntária, aprendizagem mais eficiente, diminuição da ansiedade, aumento da percepção global e centrada, diminuição da hostilidade, depressão e ansiedade, melhoria da percepção dos movimentos do corpo, mais estabilidade e equilíbrio mental e emocional, aumento do bem estar com melhores estados emocionais, diminuição das dependências psicológicas, maior integração social, aumento da paz interior, estimulação do potencial latente, diminuição da letargia mental, ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida.
O Yoga também contribui para aprimorar as funções psico-motoras ao melhorar o equilíbrio, a função cognitiva, as funções integradas do corpo e a coordenação motora. Esta prática contribui para o aumento da firmeza, destreza de habilidades, força de apreensão e percepções aprofundadas.
Podem também obter-se benefícios bioquímicos importantes na defesa contra o envelhecimento e doenças degenerativas, tais como diminuição da glicose, sódio, triglicerídeos e catecolamina, queda do colesterol total, aumento do colesterol HDL e diminuição do colesterol VLDL e LDL, aumento da hemoglobina, tiroxina, proteínas séricas totais, vitamina C e contagem de linfócitos.
Ao nível emocional, a prática do Yoga reduz as questões emocionais à sua verdadeira dimensão. Desenvolve também a maturidade para resolver os assuntos de forma serena e com um consumo de energia mínimo. Moralmente, desenvolve os princípios éticos e morais indispensáveis à auto realização do SER e do relacionamento com os outros transmitindo valores como a paciência e o perdão. Espiritualmente, esta prática constrói a consciência do corpo, dos sentimentos, do mundo ao redor e das necessidades dos outros. Ao fomentar a interdependência entre corpo, mente e espírito o Yoga ensina a viver o conceito de “unicidade”.